2.3.15

Resenha #21 - [manual prático de bons modos em livrarias]


Oi oi gente!
Hoje eu trouxe a resenha desse livro fofo e engraçado que minha tia me deu.
 [manual prático de bons modos em livrarias], escrito assim mesmo, com minusculas e entre chaves, conta pérolas do dia a dia de Lilian Dorea/Hillié Puonto, uma livreira que decidiu fazer um blog e dividir suas experiências com outros livreiros e clientes.
O livro foi publicado em 2013 pela Editora Seoman, que faz parte do Grupo Editorial Pensamento.


[A Reforma do Português]
Freguês: Moça, onde ficam os livros em português?
Livreira: Você está procurando um título específico?
Freguesa: Os livros de Literatura Portuguesa.
Livreira: Ah, sim, vamos lá que eu te mostro.
(Livreira leva o freguês até a seção de Literatura Portuguesa e...)
Freguês: Moça, mas aqui só tem nome brasileiro!
 Com situações engraçadas como essa, até perguntas de dar arrepios, o livro é recheado de humor.
Clientes que só sabem a cor dos livros, que chegam com o nome do livro errado e que escondem livros e depois não sabem onde colocaram.
Pelo menos uma das ocasiões citadas nos livros já aconteceu com você, certeza!


Cenário: Domingo, livraria cheia de gente fina, elegante e sincera. Só que ao contrário. Livreiro está cercado de fregueses ansiosíssimos, por atendimento, quando surge a pessoa mais ansiosa, dentre todos os fregueses, que se mete no meio dos demais e olha suplicante para o livreiro.Freguesa (sem respirar): RESERVEI UM LIVRO POR TELEFONE, ONDE EU TIRO? ONDE?(Educação, gentileza, MIMIMI: a gente vê por aqui.)Livreira: A senhora está vendo aquela estante com os guias de viagens? A central de reservas fica logo atrás.(Freguesa corre e pra que agradecer, não é mesmo? Livreiro acompanha o movimento da freguesa: ela para diante da estante descrita, começa a percorrer os olhos pelos guias de viagem e volta, aflita, segundos depois)Freguesa: EM QUE ORDEM ESTÁ AQUELA ESTANTE? NÃO TÔ ACHANDO O LIVRO QUE RESERVEI!
O livro é recheado de ilustrações e a textura das páginas me lembra papel de foto, mas um pouco mais grosso. Eu tive que marcar com post-its quase o livro todo, para guardar minhas passagens preferidas e mostrar para meu amigos. É risada na certa.




Freguês: Moça, tem "O Wilson"?
Freguesa: Ai, moça, do mesmo autor d'O Senhor dos Anéis.
Livreira: O Hobbit?
Freguesa: Isso, deve ser.
Devo salientar que todas as passagens do livro são verdadeira, e sim, por incrível que pareça ainda existem pessoas que pensam que Clarice esta viva e que os livros pocket vem com uma versão resumida, ou que se um livro tem uma grande variedade de edições, como Dom Casmurro, a capa mais atual é a melhor pro vestibular.
A ideia do livro veio do blog [manual prático de bons modos em livrarias], e resume as melhores passagens contadas no blog.
Outra coisa bem legal é que no final do livro é deixado uma lista com diversos sebos do Brasil, como o sebo Livraria Goumert, que fica em São Paulo e realiza diversos eventos e cursos gastronômicos tendo um acervo enorme de títulos sobre esse assunto.
O livro tras também uma coletânea de sites e blogs da preferência da autora que falam e vendem livros.


O livro é pequenininho, tem tamanho pocket e acabou rápido demais, eu ri muito com ele.
E ele me ensinou muitas coisas, e me impediu de cometer muitas gafes futuras em livrarias.
Quero também dizer que a autora não fez isso como forma de "brigar" com seus clientes, e sim como forma de descontração sobre sua profissão para leitores.

Mais sobre a autora:

Espero que tenham gostado!
Beijinhos!

14 comentários:

  1. Que livro lindo, fofo! Amei! Vai já para minha lista de desejados! Amei a resenha, fiquei com muita vontade de ler! Beijos
    http://saracavalcantes2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oláaa,
    Gente, adorei esse livro. Ele é muito fofo, especialmente para leitores, com certeza. Por dentro ele é lindo, e deve ser muito engraçados! Marcou bastante o livro, hein? Então vale a pena, hahhhaa
    Beijos,

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. O titulo do livro é o que chama a atenção num primeiro momento. E lendo a sua resenha, eu quis muito ler esse livro. parece ser muito legal, sem falar que é bom para aprendermos também hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Lendo essa resenha me lembrei dos tempos em que trabalhei numa biblioteca, tenho cada história hilária dessa época. O livro parece ótimo.

    http://www.eucurtoliteratura.com/

    ResponderExcluir
  5. Ah, que livro legal kkk não conhecia, vou colocar na lista de desejados pra não esquecer, eu tenho que ler esse livro haha ótima resenha

    http://criativosounao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Pra mim não existe lugar melhor que uma livraria, porém já paguei muitos micos nesse paraíso e entendo como esse livro deve ser engraçado! Eu já tinha lido algo sobre ele em uma página do facebook.
    A capa dele é adorável!
    Beijos!
    http://asassecretas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Tabatha, achei esse livro um amorzinho! com certeza já quero ler :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Tabatha
    Adorei a resenha.. pior que precisa-se de boas maneiras em todos os lugares! Achei a capa linda demais. Já estou te seguindo, linda.

    Bjokas e boa semana!
    Sheyla
    http://blogdmulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Achei o livro maravilhoso pela sua resenha, não conhecia. Adorei a criatividade do autor e da edição. Fiquei com vontade de ler!

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Tabatha!

    Que legal! Adorei a resenha e já quero o meu exemplar do livro, haha >< Ele parece que vai me fazer rir e, é claro, ensinar-me a me comportar melhor já que um dia vou trabalhar numa livraria - ah, se vou!

    Bjs!

    http://nemteconto.org
    Tem post novo sobre séries! ♥

    ResponderExcluir
  11. Oie Tabatha =)

    Não conhecia o livro, mas pela sua resenha ele me pareceu bem interessante.
    O que mais me chamou a atenção foi as ilustrações *-*

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  12. Oi Táh,
    Seguindo seu blog *-*' Adorei tudo por aqui! <3
    As ilustrações são uma fofura, e cara .. imagino que a história deve ser mesmo hilária.
    Eu não acreditaria que alguém vai a uma livraria comprar um livro simplesmente pela cor se eu mesma já não tivesse visto isso. Essas histórias acontecem mesmo e eu poderia ficar horas lembrando causos que aconteceram quando eu trabalhei na Bienal do Livro HAHAHA' Espero poder conferir esse livro em breve.

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Ai, eu sempre fiquei na dúvida entre comprar ou não esse livro, e você me ajudou a decidir: Comprarei! Hahahah Ele parece mesmo ser muito engraçado.
    E preciso confessar: Várias vezes eu cheguei na livraria descrevendo a capa do livro, sem saber título nem autor! =X

    Ameeeei o seu blog! Deixo aqui um convite pra você conhecer o meu também: www.literasutra.com
    Seria muito lindo te ver por lá!

    Um abraço,
    Monalisa
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  14. Nossa, adoraria ler esse livro! Lembro-me de sempre comprar revistas Todateen, porque elas tinham uma matéria com micos, tipo esses do livro, hehe.

    http://pandadeporcelana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© FLORETIZAS - FOTOS E TEXTOS FEITOS POR TABATHA CUZZIOL, SENDO PROIBIDO COPIAS.
DESIGNER FEITO POR: MICHAEL VASCONCELOS.
imagem-logo