29.9.16

Resenha #52 - Ecos: O Mar é a Nova Lua

Nossa, quanto tempo que eu não trago uma resenha que não está em vídeo aqui para o blog não é?
Aproveitei que meu computador não está nos melhores dias, pra trazer uma resenha rápida e fofa, escrita mesmo, voltando as raízes aqui do blog!
E nada melhor do que resenha de livro nacional, né non monamur?

A resenha de hoje é do livro "Ecos - O Mar é a Nova Lua" que recebi em parceria com a Editora Coerência.
Já tinha visto a grande divulgação desse livro em vários lugares, o que tinha me deixado bem ansiosa para lê-lo. Ele saiu primeiro pela Editora Arwen, mas agora ele foi relançado pela Editora Coerência.
O foco principal é sereias - dá pra perceber pela capa e o nome né? - o que me deixou BASTANTE curiosa porque, por mais incrível que pareça, eu nunca li um livro sobre sereias!
Eu já li diversos livros que contêm personagens que são sereias - o quarto livro de Harry Potter, por exemplo. - mas esse foi o primeiro com o foco em sereias então eu fiquei bem animada.

Alexandre volta à casa em que morou quando adolescente e revive muitas lembranças ligadas ao misterioso desaparecimento de seu pai. “Ecos – o Mar é a nova Lua” traz duas histórias vinculadas aos valiosos tesouros submarinos e à existência dos seres que vivem nas águas dos oceanos. Interesses econômicos impedem que pesquisas importantes sejam reveladas, nem que para isso seja necessário eliminar os cientistas e pesquisadores envolvidos, que dispõem de ricos dados sobre o assunto. Alexandre relata as peripécias de seu pai, Alfred, que durante suas investigações começa a desconfiar de perigos advindos dos sonares da marinha que estão causando a morte de baleias. O fato mais perturbador é a existência de criaturas fantásticas e cativantes, vivendo nas abissais profundezas e as buscas para poder contatar com esses seres, cuja existência é negada e escondida pelos que se consideram os donos da ciência. Tudo isso é mostrado na fascinante narração feita por Béatrice T. Dupuy, que tem como personagem principal Alfred, o pai de Alexandre. Quem lê a obra descobre que há um mundo paralelo onde Alexandre precisará fazer uma escolha que norteará toda a sua vida.
 Autor: Béatrice T. Dupuy
Gênero: Fantasia
Páginas: 184
Formato: Livro Físico
Onde Comprar:

Alexandre é um jovem que viveu grande parte de sua vida com os tios. Quando Alexandre era pequeno seu pai, Alfred, desapareceu misteriosamente, deixando o menina sozinho.
O livro começa com Alexandre já adulto, voltando para a cidade que cresceu sob os cuidados do pai e seguindo o mesmo cominho do mesmo, já que passara na faculdade de biologia marinha.
A história é situada no Estados Unidos, na costa da Califórnia.

Esses primeiros capítulos narram um pouco da história de Alfred, nos situando no drama emocional de Alexandre e, mostrando um pouco do mistérios que cerca o desaparecimento do pai.

A passagem de tempo no começo do livro é rápida, logo, poucos capítulos após o inicio do livro, temos Alexandre já no terceiro ano de faculdade, saindo para sua primeira aula prática em alto mar. 
É nessa aula, durante os cinco dias dentro do navio, que Alexandre se sente verdadeiramente conectado com o mar. Ele sempre teve essa paixão, mas naquele momento, podemos sentir o personagem conectado com tudo ao seu redor.
É nessa pequena aula de expedição, que Alexandre tem o primeiro vislumbre de uma criatura não identificada e, se não bastasse, um som irreconhecível é ouvido em uma das gravações da turma.
A partir deste momento, a vida de Alexandre começa a mudar e ele se vê cada vez mais perto de descobrir os mistérios de seu pai, e também de se encrencar com um órgão desconhecido do governo.

Por outro lado, temos a história de Pandora, criatura que Alexandre tem um breve vislumbre durante sua aula.
Pandora é uma sereia curiosa e que se sente atraída imediatamente por Alexandre, mesmo sendo expressamente proibida de ter contato com os humanos.
Ela é a princesa sereia, filha do Rei Sereia, Nereus. Me diverti com o jeito sapeca da sereia e em vários momentos, senti que ela é um pouco parecida comigo.

A escrita da autora é super fluída, da vontade de continuar lendo e lendo e lendo e lendo, sem nunca mais parar. Quando dei por mim, já estava na metade do livro e continuei rapidamente até o final!
Eu senti que as conversas do livro soavam um pouco mecânicas, e explicativas de mais. Mas não foi algo que atrapalhou a leitura, então continuo considerando o livro prazeroso.
Algumas histórias paralelas se desenrolam pelo livro, que é narrado em terceira pessoa, e eu gosto disso, pois dá uma visão do que move os outros personagens a fazerem determinadas ações.
Apesar de eu não ter me encantado muito pela capa - sou muito chata mesmo com capas... - a diagramação do livro está maravilhosa. Acho que é uma das diagramações mais lindas que já vi nos livros da Editora Coerência.
Há, no começo, uma ilustração magnífica e no interior do livro, no final de alguns capítulos, há vários desenhos de sereias, estrelas do mar, navios... que parecem que saíram diretamente daqueles livros de colorir. Eu fiquei tentada a colori-los, mas não tenho essa coragem!
TIRANDO QUE O LIVRO TEM MARCADOR EMBUTIDO! Então todo mundo que comprar tem o marcador! Ele vem preso na aba do livro, é só recortar  *--*

Quem é amante do mar e adora sereias, vai adorar esse livro que em diversos momentos nos submerge ao fundo do oceano e em outros, nos conscientiza sobre os danos que nós, seres evoluídos, podemos causar no meio ambiente.


Capa: 
Essa não é minha capa favorita da Editora. Ela é bonita sim, acho os tons e a fonte super harmônicos,  mas tem um aspecto um pouco falso que me desagrada. Eu preferia a capa que saiu pela Editora Arwen.

Enredo: 
Eu gostei bastante do jeito que a autora conduziu a história. O Enredo é bom e ensina várias lições preciosas sobre o meio ambiente e o comportamento destrutivo do ser humano.

Criatividade: 
A história é ótima, mas senti que caiu um pouquinho no clichê romântico de pequena sereia, onde a sereia ingênua se apaixona pelo humano, mesmo sendo proibida de ter contato com o povo da terra. Mas tirando isso eu gostei de vários aspectos da história, principalmente do final.

Personagens: 
Os personagens são bem interessantes. A autora conseguiu moldar suas ações de acordo com o caráter de cada um. Mas, na minha opinião, faltou um pouco mais de sentimento, não consegui me conectar com os personagens, infelizmente.

Diagramação: 
A Diagramação do livro é toda cuidadosa, achei maravilhosa e bem rica de detalhes! Os finais de capítulos tem desenhos lindos que servem até para colorir.

NOTA FINAL: 

MAIS SOBRE O LIVRO E A AUTORA:

Espero que tenham gostado, chuchus.
Beijinhos <3

*Todo texto redigito neste post e as imagens utilizadas para compô-lo são de propriedade do blog e canal Floretizas. Se pegar alguma imagem ou trecho, dê os créditos. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal.

Um comentário:

  1. Amei a resenha Tabs!
    Você, diferente de mim, tem o dom de contar a história sem dar spoiler! rs
    E as fotos ficaram lindas! :)
    Adorei também a forma de avaliação do livro resenhado! ^^
    Em resumo, parabéns por mais um belo trabalho! S2

    ResponderExcluir

© FLORETIZAS - FOTOS E TEXTOS FEITOS POR TABATHA CUZZIOL, SENDO PROIBIDO COPIAS.
DESIGNER FEITO POR: MICHAEL VASCONCELOS.
imagem-logo