29.12.16

Resenha #65 - Tim Atlas na Montanha das Harpias

Hoje teremos resenha desse livro recheado de aventuras e mistérios e que eu estava bem empolgada e curiosa com a leitura!
"Tim Atlas na Montanha da Harpias" foi escrito pelo autor Daniel de Carvalho e foi publicado pela Editora Coerência, que me mandou o exemplara para leitura.

O livro é uma fantasia recheada de aventuras pela selva brasileira, magia e um pouco de romance e ação.

"Afinal, o que importa o que nós somos? O que verdadeiramente importa é o amor que temos em nossos corações.”Tim Atlas foi encontrado à beira da morte, mas foi salvo pelo doutor Ignatis. Sem lembrar-se do seu passado, Tim Atlas consegue um trabalho na Reddy-Detetives tendo como primeira missão encontrar duas gêmeas desaparecidas nas selvas da Rondônia.Tim Atlas embarca para Guajará-Mirim para iniciar as buscas, sem imaginar que a maior aventura da sua vida estava apenas começando.Índios Parecis, Homens Voadores, seres encantados, Montanha das Harpias. Será que ele vai desistir diante de tantas adversidades?Com a ajuda da Moça da Floresta, Tim Atlas irá encontrar não apenas as respostas que procura, mas sentimentos que sequer imaginou possuir, além do mais, descobrirá ser parte de uma grande profecia, resta a ele encontrar o que procura e também a si mesmo.
Autor: Daniel de Carvalho
Gênero: Fantasia 
Páginas: 400
Formato: Livro Físico
Onde Comprar: Saraiva 

Timóteo Atlas Ignatis não tem memória, sofre de amnésia desde o dia em que fora baleado por assaltantes e acolhido pelo Doutor Ignatis, que salvou sua vida e o adotou como filho quando nenhum parente apareceu para procurá-lo.
O doutor Ignatis é um famoso biólogo geneticista, estuda os genes do ser humano, e por ter se formado, também, em medicina, teve os conhecimentos necessários para salvar a vida de Tim Atlas, mas não conseguiu devolvê-lo a memória.
Depois de cuidar de Tim por um grande tempo, Doutor Ignatis tem certeza plena de que ele pode ajudar DolaN, um executivo de São paulo, a solucionar o mistério que acerca o desaparecimento de sua netas gêmeas, que aconteceu quando as meninas foram viajar com os pais para Guajará-Mirim em Rondônia. Tim Atlas é encaminhado para uma reunião em São Paulo com Dolan para acertar os detalhes e se vê contratado pela Reddy-Detectives - uma empresa de detetives - e embarcando para Porto Velho, Rondônia, para tentar solucionar o desaparecimento das gêmeas.

Já em Guajará-Mirim, Tim Atlas começa a questionar todos na cidade e fica sabendo mais sobre o desaparecimento das gêmeas. Sumiram junto com a piloto de uma lancha, quando faziam um passeio pelo Rio Mamoré. Mas as informações estagnam nesse ponto e Tim Atlas começa a desanimar.
Tudo só volta aos eixos quando Lothar, o namorado da mulher que dirigia a lancha das gêmeas, volta para a cidade afim de descobrir o que aconteceu com sua amada.

Lothar conta para Tim Atlas que sua namorada, Marion, acreditava nas lendas da região, que falavam de florestas mágicas e montanhas habitadas por civilizações muito antigas. Lothar acredita que Marion deve ter levado as meninas para procurar por esse local encantado e ele e Tim Atlas embarcam na busca das três mulheres. Mas o que Tim Atlas não esperava é que as vezes as lendas surgem de algo real.

O livro é escrito em terceira pessoa, o que fica mais fáil para visualizarmos todos os acontecimentos com a garantia de que eles não são fruto da imaginação de Tim Atlas, como o próprio personagem suspeita em algumas horas.
O fato de o livro todo se passar no Brasil me deixa animada pois o autor trouxe coisas da nossa rica cultura para dentro dessa aventura.

Tima Atlas é um personagem impulsivo. Comecei o livro simpatizando com sua coragem e boa vontade, mas o terminei sentindo raiva do personagem. Ele é um cara que acredita em si mesmo e conhece seu potencial, mas por isso, ele se torna uma pessoa teimosa, impaciente e até mesmo, arrogante.
Quanto aos outros personagens, tirando o detetive Reddy e talvez o indio Amuri -que aparece mais pra frente -, achei que foram um pouco deixados de lado em quesito personalidade. Acho que por serem muitos personagens em meio a uma aventura tão grande, faltou tempo para que o autor desenvolvesse mais a história e personalidade deles, as vezes eles eram parecidos como robôs.

Uma coisa que me incomodou muito, foi a narrativa que, em alguns momentos se tornava repetitiva, com o autor escrevendo sobre o sentimento dos personagens falando umas três vezes a mesma coisa, durante o decorrer do livro. Tinham partes que os diálogos pareciam ter sido copiados e colados de outras partes do livro e isso me desanimou um pouco, acho que isso colaborou também para diminuir ainda mais a personalidade das personagens.
Entretanto o mistério do desaparecimento das gêmeas foi muito bem construído, nos deixando instigados a continuar a leitura cada vez mais rápido para descobrir esse mistério. Os cenários construídos pelo autor e a montanha mágica as harpias foi uma sacada genial, e por misturar lendas indígenas e astecas me deixou doida de alegria - amo esse tipo de coisa.

O final foi um pouco corrido, a conclusão que o autor deu ao mistério foi satisfatória, mas poderia ter sido melhor trabalhada, uma vez que a mitologia criada estava linda e complexa.

A capa capta toda essa aura fantasiosa do livro, e está bem bonita e trabalhada, assim como a diagramação, que estava simples mas muito bem feita, com as letras em u bom tamanho e o espaçamento bem regular. Também gostei muito da revisão do livro, não achei erros.

Uma coisa que é mais uma opinião pessoal é que achei o autor, em algumas partes, antiquado, talvez por sua idade. Eles descrevia cena com alguns esteriótipos que não me agradaram, principalmente sobre a personagem moça da floresta, que o Tim Atlas trata mais como objeto do que como mulher.

Tim Atlas parece ser um personagem que ainda tem muito o que nos mostrar e o autor deixa o final conclusivo, mas ao mesmo tempo aberto para uma possível continuação.
O livro trás uma pegada bem Indiana Jones ou até um Netan Drake de Uncharted, cheio de aventura e mistérios fantasiosos. Então se você gostou de jogar Uncharted ou se maravilhou com as caçadas de Indiana Jones, acho que vai adorar essa leitura.

NOTA FINAL: 


MAIS SOBRE O LIVRO E O AUTOR:


Espero que tenham gostado,
Beijinhos <3


*Todo texto redigito neste post e as imagens utilizadas para compô-lo são de propriedade do blog e canal Floretizas. Se pegar alguma imagem ou trecho, dê os créditos. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal.

2 comentários:

  1. Oi Tabatha,
    Eu estou em uma fase muito nacional e confesso que um livro de fantasia nacional não é um dos mais fáceis de achar. Fiquei curiosa.
    Vou ler!
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oiiii confesso que o livro, apesar da sua resenha, não me convenceu muito não. A história não me pareceu ser daquelas que simplesmente ficamos arrebatados, a narrativa teve problemas (tirando como base a sua opinião é claro) e algumas descrições do autor foram meio que ultrapassadas. Enfim, ainda não sei se daria uma chance a este livro.

    Beijos
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir

© FLORETIZAS - FOTOS E TEXTOS FEITOS POR TABATHA CUZZIOL, SENDO PROIBIDO COPIAS.
DESIGNER FEITO POR: MICHAEL VASCONCELOS.
imagem-logo