25.2.17

PRIMEIRAS IMPRESSÕES #10 - TÁBULA RASA

Sabe aquele livro que é COMPLETAMENTE diferente do que você pensava?
"Tábula Rasa" é o novo lançamento do autor Laplace Cavalcanti pela Editora Coerência e, pelo nome e capa do livro, você tem uma visão super diferente da história. Eu particularmente achei que era um livro de fantasia medieval.

Acontece que ao ler o arquivo para as Primeiras Impressões, descobri que o livro nada mais é, do que uma distopia!
Então eu li os três primeiros capítulos do livro e trouxa minha visão desse começo de história para vocês.

A primeira coisa que notei no arquivo de Primeiras Impressões foi que os capítulos são curtos, o que melhora a dinâmica de leitura! Sem contar com a diagramação linda que espera pelos leitores no interior do livro.

A disputa insaciável por recursos e poder resultou em uma guerra atômica que mudou a face da Terra e quase extinguiu a raça humana, seus últimos sobreviventes estão refugiados em uma base militar sob uma montanha. Despertando nesse mundo pós-apocalíptico, depois de ter sido resgatado, David precisa lidar com sua nova realidade, enquanto tenta resgatar vestígios de seu passado, do qual nada recorda. Não leva muito tempo para ele descobrir que a vida limitada que o subterrâneo proporciona e a impossibilidade de regressar à superfície, devido à radiação, são os menores problemas de todos ali. Por algum motivo, todos os sobreviventes são inférteis, e não importa o quanto tentem melhorar as suas vidas, de nada adiantará se não conseguirem reverter esse problema. A humanidade não está livre da extinção.

A história é narrada em terceira pessoa e começa com a personagem, digamos que ele será o principal, acordando dentro de um tanque.
Esse tanque está cheio de um conteúdo quente e viscoso e a personagem começa a sentir falta de ar e se debate dentro do tanque para se salvar. 
Quando ele sente seu corpo começar a se desligar pela falta de oxigênio, o vidro finalmente cede e ele cai para fora do tanque e é acudido por duas pessoas. A sensação que esse primeiro capítulo me passou foi que, além de saber que vou ficar muito angustiada com os acontecimentos, não teremos respostas tão fáceis. O ar de mistério envolverá a trama.

Uma coisa que tenho que elogiar é a narrativa do autor.
Ele me fez emergir na história de cabeça e suas descrições, embora não muito detalhadas, fazem com que eu consiga me imaginar naquele ambiente, ou sentir tal emoção.
Eu nunca tinha tido contato com a escrita de Laplace Cavalcanti, mas posso afirmar que foi uma surpresa agradável.

O segundo capítulo começa com nossa personagem acordando em um quarto um tanto quanto vazio.
Não sabemos quanto tempo se passou entre um capítulo e outro, e nem a personagem sabe. Além de não lembrar muito de seu passado.
A porta do quarto se abre e somos apresentados a novos personagens: A diretora Elizabeth, o capitão Donald e o doutor William. Eles ajudam nossa personagem a se acalmar e ele finalmente lembra o próprio nome, David.
É então que descobrimos o que de fato aconteceu com nosso mundo.

O capítulo três vem com mais respostas do que eu esperava, o que foi um alivio. A terra foi destruída em uma guerra nuclear e o Cofre, a base militar subterrânea onde estavam, era o local onde guardavam os humanos sobreviventes, como David, que fora exposto a radiação e passou um tempo desacordado se recuperando.
Descobrimos mais sobre como essa guerra começou e o que a humanidade achava de tudo, alguns até fugiram para o espaço!

O livro tem cerca de 400 páginas então esses primeiros três capítulos só serviram para me enlouquecer de vontade de ler o restante.
O livro tem uma pegada parecida com a série de televisão "The 100", com o mundo sendo infestado por radiação e os países ficando inabitáveis. Me deixou bem animada.
Como já disse a escrita do autor é maravilhosa e algo me diz que vou gostar do David, ele parece ser um personagem que não surta por pouca coisa, parece ser bem centrado.
O livro tem a história perfeita para ser maravilhoso, o pouco que li me deixou extremamente curiosa, mal posso esperar para ter ele em mãos e ler até o final. Podem esperar que com certeza irá ter resenha dele por aqui.



MAIS SOBRE A OBRA E O AUTOR:


Espero que tenham gostado,
Beijinhos <3

3 comentários:

  1. <3 <3 <3

    Você não faz ideia, Tabatha, do que te aguarda nessa história, vai acontecer tanta coisa. Vai praticando aí prender o fôlego, porque no desenrolar das páginas é quase como se eu colocasse os leitores em um tanque como o que o David se encontrou no capítulo 1 kkkkkkk


    Autor de TÁBULA RASA
    www.laplacecavalcanti.com

    ResponderExcluir
  2. Olá lindona, eu gostei demais da sua indicação. Não conhecia o livro e a capa não me chamou atenção. Mas, a sua resenha está tão perfeita e com tanto sentimento que quero ler.
    Beijocas.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
  3. Oie!

    Eu também li alguns capítulos do livro e amei!

    Abraços...

    http://submundosliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© FLORETIZAS - FOTOS E TEXTOS FEITOS POR TABATHA CUZZIOL, SENDO PROIBIDO COPIAS.
DESIGNER FEITO POR: MICHAEL VASCONCELOS.
imagem-logo