22.4.17

RESENHA #70 - A GUERRA QUE SALVOU A MINHA VIDA

Vocês souberam da novidade? Agora o blog e o canal Floretizas é parceiro da Editora Darkside Books!
E para começar a parceria com o pé direito, trouxe uma resenha sobre o novo lançamento da editora pelo selo DarkLove - o selo DarkLove dá oportunidade para a literatura feita por mulheres, com livros maravilhosos e que não são só de terror -, o livro "A Guerra que Salvou a Minha Vida"da autora Kimberly Bradley.


Ada tem dez anos (ao menos é o que ela acha). A menina nunca saiu de casa, para não envergonhar a mãe na frente dos outros. Da janela, vê o irmão brincar, correr, pular – coisas que qualquer criança sabe fazer. Qualquer criança que não tenha nascido com um “pé torto” como o seu. Trancada num apartamento, Ada cuida da casa e do irmão sozinha, além de ter que escapar dos maus-tratos diários que sofre da mãe. Ainda bem que há uma guerra se aproximando.
Os possíveis bombardeios de Hitler são a oportunidade perfeita para Ada e o caçula Jamie deixarem Londres e partirem para o interior, em busca de uma vida melhor.
Kimberly Brubaker Bradley consegue ir muito além do que se convencionou chamar “história de superação”. Seu livro é um registro emocional e historicamente preciso sobre a Segunda Guerra Mundial. E de como os grandes conflitos armados afetam a vida de milhões de inocentes, mesmo longe dos campos de batalha. No caso da pequena Ada, a guerra começou dentro de casa.
Essa é uma das belas surpresas do livro: mostrar a guerra pelos olhos de uma menina, e não pelo ponto de vista de um soldado, que enfrenta a fome e a necessidade de abandonar seu lar. Assim como a protagonista, milhares de crianças precisaram deixar a família em Londres na esperança de escapar dos horrores dos bombardeios.
Vencedor do Newbery Honor Award, primeiro lugar na lista do New York Times e adotado em diversas escolas nos Estados Unidos.
Autora: Kimberly Bradley
Gênero: Ficção 
Páginas: 240
Formato: Livro Físico
Nota: ✮✮✮✮✮ 
Onde Comprar: AMAZON - Compre pelo link e ajude o blog!  


Quero começar falando sobre o pacote que recebi da Editora aqui em casa.
Com uma delicadeza impressionante, o pacotinho preto da caveirinha veio embalado em plástico bolha, também preto!

Dentro desse pacote dark, o livro "A Guerra que Salvou a Minha Vida" veio embalado em uma sacolinha de pano, com um ar de desgastada e antiga. Junto com o livro vieram 3 fotos em preto e branco - qua credito eu, foram tiradas durante a guerra - que também servem como cartões postais, um pôster muito incrível e uma caixinha com itens para costura, que tem tudo a ver com a história!


O livro, narrado em primeira pessoa, conta a história da Ada, uma menina que nunca pisou para fora de sua pequena casa. Isso mesmo, nunca.
Ela nasceu com uma condição de "pé torto", e por isso tem dificuldades para andar e ficar e pé, o que enoja sua mãe e a obriga a ficar dentro de casa para não apanhar.

Junto com a Ada e sua mãe na casa, mora Jamie, o irmão mais novo de Ada - este que pode andar por ai, pois não teve a infelicidade da irmã de nascer com um problema no pé.
A vida de Ada e Jamie não é muito boa, eles são pobres e a Mãe - como é chamada a história inteira - não é a mais carinhosa do mundo. Por vezes a mulher bate na filha mais velha, tranca-a no armário sob a pia e a obriga a limpar, cozinha e cuidar do irmão mais novo.
Sem contar que nem as idades e o sobrenomes as crianças sabem, pois a mãe considera irrelevante que eles saibam dessa informação!

Quando a Alemanha declara guerra a Inglaterra, Ada começa a vislumbrar a chance de uma vida melhor: as crianças estão sendo evacuadas para o interior do país, por segurança.
Sem pensar duas vezes a menina e o irmão fogem de casa na madrugada e embarcam para o começo de uma nova vida.
Essa foi uma parte bem linda do livro, porque a Ada por nunca ter saído de casa, não conhece nada do mundo exterior e até se espantou com a grama! - vale lembrar que por causa dela nunca sair de casa, ela nunca frequentou uma escola, então tem várias palavras e objetos que ela desconhece e a gente vê essa dificuldade durante todo o livro.

Ao desembarcarem do trem, as crianças foram separadas em um prédio da cidade para serem "escolhidas" para serem cuidadas pelos moradores da cidade. Por conta de sua baia renda, Ada e Jamie não são os mais limpos, nem os mais bem vestidos, e acabam ficando por últimos e forçados a morar com a srta. Smith, uma mulher que relutou em cuidar deles até o último momento.

Cheia de problemas pessoais a srta. Smith acaba acolhendo as crianças, mais por falta de opção, e transformando o mundo delas.

"A Guerra que Salvou a Minha Vida" tem uma história envolvente e muitas vezes triste.
Faz com que você se emocione e anseie para que tudo dê certo para as crianças (Ada e Jamie) ao mesmo tempo que te impede de entrar no livro e enchê-los de coragem para enfrentar a Mãe e se livrar dela de uma vez por todas para poderem ser feliz.

Eu viajei com esse livro na bolsa para ler durante meus 15 dias fora, mas fiz besteira, na primeira noite eu já tinha finalizado o livro e estava aos prantos pedindo por mais!
A escrita da autora é bem leve e fluída e nos faz enxergar o que a Ada enxerga, sentir o que ela sente. Mal posso esperar para mais livros dela!

A edição é ainda mais bonita do que as fotos conseguem transmitir.
O livro tem a capa dura e já vem com um marcador em fita azul embutido no livro. Várias partes da capa tem verniz localizado e a ilustração retrata bem a história, uma Ada observando a guerra mudar sua vida.

Na parte de dentro vemos uma folha de rosto delicada e cheia de flores, além de algumas páginas "especiais" com o nome do livro e uma das fotos que também veio nos cartões do kit que recebi.
Cada capítulo começa com o desenho de um botão sendo costurado, e ele está em posições diferentes conforme o livro passa.

Gente esqueci de contar sobre o Manteiga, um pônei mais que fofo que vemos no livro, mas pra você saber qual a diferença que ele faz na história, você vai ter que ler!

Ahhh, e se você achou tudo isso muito pouco, e ainda não sabe se você quer comprar, vou te dar mais duas ótimas dicas pra fazer:
1. Leia aqui o primeiro capítulo do livro, que a Editora Darkside Books disponibilizou de graça!
2. Veja meu último vídeo no canal, onde conto mais 5 fatos/curiosidades históricas que vemos inseridas na trajetória da vida da Ada no livro! É só ver aqui em baixo:



Espero que tenham gostado,
Beijinhos <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© FLORETIZAS - FOTOS E TEXTOS FEITOS POR TABATHA CUZZIOL, SENDO PROIBIDO COPIAS.
DESIGNER FEITO POR: MICHAEL VASCONCELOS.
imagem-logo