29.10.17

[DIVULGAÇÃO] LIVRO DOCE SOFIA

Essa semana tive a oportunidade de ler um pouco do romance "Doce Sofia", o livro de estréia do autor Maurício Rosa de Souza, que saíra agora em Novembro pela Editora Multifoco.
Como o lançamento do livro físico está perto - e o livro já está em pré-venda - decidi fazer um post aqui no blog para que vocês conheçam melhor a história do livro.


Doce Sofia é o romance de estreia do autor.
O livro conta a história de dois jovens que há pouco tempo formaram-se na faculdade e resolveram fazer um teste de convívio para ver se estão, ou não, aptos a casar e ter uma vida conjugal.
A trama inicia-se com a rotina de vida de ambos. Sofia, a protagonista, trabalha em uma escola pública na qual leciona português para alunos do ensino fundamental. Adam, namorado dela, coadjuvante e às vezes protagonista, pois o livro prega algumas peças interessantes, trabalha em uma emissora de TV como cinegrafista.
Porém, após sofrer um acidente e ficar paraplégica, Sofia faz com que a vida de todos mude, principalmente a de Adam. Será preciso muita calma, paciência e submissão aos novos aprendizados.


Recebi cerca de 60 páginas do autora, para começar a me familiarizar com sua escrita e seus personagens. 
A história gira em torno de Adam e Sofia, que acabaram de se mudar para um lugar que decidirá suas vidas. A ideia de Sofia se mostra clara, se em um ano morando juntos, tudo correr bem, então os dois podem se casar, parece simples, não?

O que facilitou muito a leitura foi a escrita do autor, ela é leve, com toques de humor e é uma escrita bem simples, então a história corre sem enrolações. Mesmo assim, logo nas primeiras dez páginas, já tiveram vários momentos frases que nos dão aquele momento reflexivo de parar de ler para absorver o ensinamento.
O livro é narrado em primeira pessoa, tanto por Adam quanto por Sofia, que mostram suas distintas visões do dia e do mundo.

O material que recebi para ler gira em torno do quarto dia do casal morando juntos, onde temos apresentação da história dos dois, relatos da família e amigos e acontecimentos bem movimentados do dia.
Eu devorei o arquivo em meia hora e estou bem ansiosa para ler o resto do livro, o autor sabe conduzir e instigar a leitura.
Um momento das 60 páginas que eu gostei muito foi do debate acadêmico que o autor propôs, onde ele construiu duas personagens fortes e inteligentes e expôs algumas opiniões que ainda cercam nossa sociedade.

Estou bem animada com a leitura do livro, espero receber o exemplar logo para finaliza-lo e trazer resenha dele para vocês lá no canal.
Sou Maurício Rosa de Souza nasci em São Sepé, RS, em março do ano de 1988. São Sepé é uma cidade na região central do estado, que fica a duzentos quilômetros da capital Porto Alegre. Fiz o ensino básico e médio no colégio estadual São Sepé, tendo concluído o colegial no ano de 2006. Em março de 2007 ingressei no curso de Física Licenciatura Plena, da Universidade Federal de Santa Maria, tendo concluído a graduação em agosto de 2012. No primeiro semestre de 2013, ingressei no curso de pós-graduação (mestrado) em Geofísica do INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, mudando para a cidade de São José dos Campos, SP. Em 2014, meados do segundo semestre, conclui o curso, mas optei por não seguir mais a carreira científica, devido ao descontentamento que tinha com a área e pelo fascínio que desenvolvi, desde adolescente, pela literatura e artes cinematográficas em geral. Voltei para o RS e comecei a investir meu tempo e minha força naquilo que realmente importava para mim, a literatura.
No final de 2015 escrevi meu primeiro romance, intitulado: “Doce Sofia” e alguns contos. Em 2016, nasce e cresce o meu segundo romance, “L´amour, uma receita para a liberdade” e já começo a trabalhar no meu terceiro livro e em meu primeiro roteiro para o cinema, intitulado: “Entre Golpes, a minha maior luta”.
Entre os anos de 2010 e 2012, eu tive uma banda chamada: “Apollo Rocky”, um projeto realizado com o intuito de homenagear a lendária banda de rock, AC/DC. Foram mais de quarenta shows, várias entrevistas, inclusive para a televisão, e algumas reportagens nos principais jornais da região. Desde que rumei para o campo da literatura, a fim de ter uma remuneração, trabalho como professor de Física e Matemática. Além de às vezes, fazer bicos como músico de bar. Meus autores preferidos são: Stephen King, Moacyr Scliar, Luis Fernando Veríssimo, Franz Kafka, Jack Kerouac, Gabriel Garcia Márquez, Guimarães Rosa, Josué Guimarães, Charles Bukowski, Milton Hatoun, Jorge Amado, entre tantos outros. No cinema, os diretores que mais me influenciam na escrita são: Stanley Kubrick, Martin Scorcese, Quentin Tarantino e Steven Spielberg, pois todos eles são, também, exímios roteiristas.
 

COMPRE O LIVRO


MAIS SOBRE O LIVRO E O AUTOR:

Espero que tenham gostado,
Beijinhos <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© FLORETIZAS - FOTOS E TEXTOS FEITOS POR TABATHA CUZZIOL, SENDO PROIBIDO COPIAS.
DESIGNER FEITO POR: MICHAEL VASCONCELOS.
imagem-logo